Aromas de flores no vinho, eu sei que você já escutou sobre isso e que ficou confuso com a informação.
É normal ao começarmos tomar vinhos não identificarmos os aromas, afinal, ninguém nasce degustador.
Felizmente podemos treinar e melhorar. E o mais importante é provar e estimular o cérebro a construir novas memórias olfativas que por consequência vão ajudar.
Para mim, é no aroma que vive o encanto do vinho. Sempre foi minha parte preferida buscar aromas e reencontrar lembranças olfativas que trazem a saudade de bons momentos.
Assim como no vinho, gosto do cheiro dos óleos essenciais, de velas aromáticas, de home sprays e especialmente das flores que trazem vida e cor ao meu mundo.
Aromas limpam energias, trazem sensação de paz, tranquilidade e bem-estar e uma taça de vinho pode reconectar com a natureza numa viagem relaxante.
Os aromas de flores, frutas, ervas, especiarias e pedras são chamados de primários e surgem da própria uva ou da fermentação. E, para facilitar o entendimento sobre os aromas, vou fazer uma lista de uvas mais características.
Por exemplo, nas uvas brancas, a Sauvignon Blanc pode apresentar notas florais de camomila e jasmin, além de notas herbáceas. A Torrontés, extremamente aromática, tem notas de lírio, de rosa, de jasmin.
A Gewürztraminer apresenta aromas de rosa, gerânio, flor de laranjeira. Na Moscatel as principais notas são rosas e jasmin.
Nas uvas tintas a Nebbiolo é bem perfumada com rosas. A Petit Verdot tem notas de lavanda, violeta e gerânio. A violeta é também muito encontrada na Malbec e nos vinhos de Sangiovese, que além da violeta apresentam notas de rosas.
E você, já sentiu algum aroma de flor no vinho? Se sim, qual é o seu preferido? Quero saber!
Por Ana Carla Wingert de Moraes