As joias da Grécia em taça.

Tendência para 2022 em decoração, moda e beleza, que tal falarmos sobre as joias da Grécia no mundo do vinho? Há um universo incrível para conhecer e se encantar.

O passado sempre volta como referência nas nossas vidas, para resgatar inspirações. Esse ano a aposta é a Grécia antiga, com suas colunas e deusas como Afrodite.

À convite da KOS Vinhos Especiais e GRK Products, com apoio da União Europeia, participei de um jantar com MasterClass para aprender sobre os vinhos gregos de Drama.

A região do norte da Grécia, que de drama não tem nada, é cheia de vivacidade nos vinhos brancos e de complexidade e maturidade nos vinhos tintos. Foge às características mediterrâneas das ilhas gregas e surpreende muito os sentidos.

Ter novas experiências é essencial para ampliar as opções de escolha e de memórias sensoriais. É assim que conseguimos saber o que efetivamente nos agrada na hora de decidir.

Foi incrível provar vinhos gregos com uvas francesas e o surpreendente branco de Malagouzia.

Uva grega branca de aromas intensos e expressivos, com mais corpo e estrutura. Com potencial enorme de harmonização pela evolução de aromas e sabores e pela textura em boca.

Expressa o renascimento moderno dos vinhos gregos (que são produzidos a mais de quatro mil anos). Já foi considerada extinta, mas, hoje, personifica o redescobrimento do potencial dos vinhos da Grécia e de sua excelência em nível mundial.

Já os vinhos tintos eram complexos, com muita evolução e maturidade. Deixaram a Cabernet Sauvignon macia, fácil de beber, com potência, mas com a elegância de taninos redondos. Tudo muito bem harmonizado com a culinária do Chef Luan Honorato do Nômade – Nomaa Hotel.

E você, me conta, já experimentou alguma das joias da Grécia na tua taça ou vinhos gregos são novidade?

Por Ana Carla Wingert de Moraes

2 comentários em “As joias da Grécia em taça.

  1. Nelson Loureiro Alves Responder

    Ana,

    Descrição maravilhosa das joias da Grécia em seus vinhos.
    Em 2022 teremos várias oportunidades de provar novas uvas,
    Brancas – Assyrtiko, Moschofilero, Roditis, Kidonitsa…
    Tinto – Agiorgitiko, Xinomavro, Kotsifali, Liatiko…
    Além da Retsina uma vinificação milenar grega.

    2022 está somente iniciando…

    YAMAS!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.