Acredito que conhecimento liberta para escolhas conscientes em todo aspecto e que quanto maior nosso domínio sobre qualquer assunto, qualquer área da nossa vida, melhor vivemos nossas experiências.
No vinho isso não e diferente. É claro, você pode beber o vinho sem se preocupar, sem querer analisar ou entender. Eu faço isso muitas vezes. Mas, tenho certeza que quando você compreender o que gosta e o porquê gosta, vai concordar.
Acredito também que com a GastroRosé eu posso contribuir com informações e exemplos que fortalecem a tua segurança, para que o vinho se torne ainda mais incrível e você aproveite ao máximo a tua escolha.
Em resumo, para mim, é essa a diferença entre beber e degustar; e é essa a razão de estudar.
Quando eu degusto um vinho, entendo se ele é bom e faz sentido para mim. Quando estudo e conheço os elementos do vinho, as características da uva, da região e do estilo, sei o que esperar em taça e com qual alimento combinar.
Eu passo a comparar meus vinhos com base nos meus critérios de gosto, de experiência, e me sinto sim mais segura ao escolher o próximo rótulo dentro do meu limite de preço e qualidade. Eu sei comprar melhor – e isso é sensacional.
Não ficamos tão expostos e vulneráveis e temos mais chances de sucesso ao abrir a garrafa.
Óbvio que se formos falar em degustação técnica, conhecimento profissional, muitas outras questões são analisadas. Mas aqui estou me referindo ao conhecimento de quem quer liberdade para comprar vinhos e viver bem.
Para quem um dia vai estar tão especialista que nem vai mais precisar das minhas dicas.
Faz sentido para você? Para mim tem muito sentido.
Eu quero você preparado para brindar e ganhar o mundo!
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Faz muito sentido!
Esse aprendizado deve fazer os sentidos se aguçarem.
Muito bom!
Que bom que fez sentido para você. Fico muito feliz.
Essa bagagem de vida é que nos faz aproveitar melhor nossos momentos. Bem-vindo por aqui também!
Concordo! Pode ser clichê o que vou escrever, mas para mim o conhecimento liberta. Ele te permite vivenciar com mais profundidade as experiências, principalmente quando falamos em sensações. A comida e a bebida aguçam nossos sentidos, são as formas de experimentarmos o mundo ao nosso redor e a forma com que nos são apresentadas mudam a nossa percepção.
O vinho, por exemplo, ativa todos os sentidos: o primeiro deles, a audição, ao escutarmos o saque da rolha… isso já se liga ao nosso aspecto curioso, já nos faz pensar “o que será que essa garrafa irá nos revelar?”. O segundo, o tato.. como eu gosto de pegar na taça, as vezes de haste fria que ao pesar com o vinho vai esquentando de forma gradual até encostar nos lábios e nos preparar para o olfato, nosso terceiro sentido. Ah, o olfato. Sem ele, o que adiantaria entendermos de taninos, da acidez, sem ele não haveria memórias, apenas gostos confusos. Quem nunca sentiu um aroma de flor branca no vinho e foi remetido àquela noite de verão no jardim ou o aroma de sua fruta preferida colhida fresca no quintal da avó? Na sequência, a grande espera: o paladar. O que mais gosto ao provar um vinho é senti-lo “cheio” em boca, é fazer com que ele toque cada papila me permitindo identificar a acidez, o amargor, o doce e o salgado. Fico prestando atenção e demoro para me despedir do primeiro gole! Já saudosa, lembro que posso completar a experiência admirando os tons da bebida. Aquele branco pálido dos brancos jovens, aquele vermelho arroxeado dos tintos maduros, o brilho dos rosés e as agitadas borbulhas dos espumantes de perlage persistente.
Quanta coisa para aprender sobre cada um dos sentidos! Mal posso esperar por mais dicas Ana, obrigada por compartilhar tanto.
Uauu, hein! Acho que vou te contratar de colunista para o Blog da GastroRosé. Arrasou no comentário. Adorei toda essa tua percepção e fico muito feliz de ver tua evolução e o quanto é curiosa e interessada sobre o assunto. Acredite, ter você como amiga e cliente é bastante especial. Não há nada mais estimulante e gratificante do que ver que nosso trabalho faz diferença e aproxima pessoas de temas tão incríveis. Isso motivo sempre a fazer nosso melhor. Obrigada pela confiança, pelo respeito e carinho de sempre! Grande beijo.