Dicas para se refrescar com vinhos no verão, afinal, sempre existe um estilo legal que combina com cada estação do ano.
Num país tropical como o Brasil, apreciar um bom vinho refrescante deixa os dias de verão ainda mais gostosos e felizmente temos produtos incríveis no mercado.
O segredo é apostar no frescor! Dias quentes pedem vinhos leves, com boa acidez, alta energia e que sejam servidos em temperaturas mais baixas.
Assim, espumantes, vinhos brancos, rosés e até mesmo tintos leves são perfeitos para o verão. Servidos à beira da piscina, na praia, no final de semana e no encontro com os amigos eles vão dar show de alegria.
Para mim, espumantes com menor quantidade de açúcar são mais fresh, não cansam o paladar e garantem boas horas de prazer e refrescância. Uma boa pedida é o Brut ou Brut Rosé, que harmoniza com saladas, peixes, frutos do mar e acompanha até um churrasquinho.
Porém, se você gosta dos mais docinhos, o Moscatel vai tornar teu verão especial. É bastante aromático, com a sensação de dulçor equilibrada pela acidez do espumante e combina com frutas, mousses e sorvetes. Delícia.
Os vinhos brancos leves são meu xodó para a estação. Muito frescos, com bastante acidez e delicados. Indico as uvas Sauvignon Blanc, Albariño e o Vinhos Verdes ou Petit Chablis. Quatro apostas distintas que vão te encantar e ficam maravilhosos com ostras, saladas e peixes, por exemplo.
Os rosés também são ótimos! Tem frescor, alegria e excelente versatilidade para acompanhar os pratos com camarão, saladas e risotos. Hummm… ou para serem tomados sozinho, curtindo a refrescância e estilo único.
Por fim, os tintos leves! São muito bons. Meus preferidos, Pinot Noir e Gamay, especialmente de Beaujolais Noveau.
E você, qual é teu preferido?
Por Ana Carla Wingert de Moraes.
Foto: @vinsdeprovence