Beber e degustar.

Entenda a diferença entre beber e degustar e saiba porque prestar atenção no vinho amplia e dá sentido às suas escolhas.

Recorde que vinho é para ser feliz e dar prazer. Mas, antes de passar ao texto, quero que você me fale nos comentários se está aproveitando as dicas. Se o que escrevo no Blog da GastroRosé faz sentido.

Essa é a forma que conseguimos nos comunicar. Eu passo conteúdo e você interage comigo para eu saber se você está gostando. Combinado?

Pois bem. Podemos beber e degustar o mesmo vinho. Porém, quando prestamos atenção nele e temos um pouco de conhecimento, aproveitamos o máximo do vinho, e isso é incrível.

  • Beber é mais simples. Você pode conversar e beber, sem prestar atenção e sem buscar informação no vinho. E não há problema nenhum em só beber o vinho. Está tudo certo!
  • Degustar o vinho é provar, analisar e entender o que você quer apreciar em cada garrafa.

Quando você degusta um vinho, compreende se ele é bom e faz sentido para você. Sabe o que esperar das características do vinho e por isso fica mais fácil para harmonizar com comidas.

Você também treina aromas e sabores e pode comparar com o próximo vinho que for experimentar. Além, é claro, de comprar melhor por entender qual a melhor escolha para você dentro do teu critério de preço e qualidade.

A degustação é baseada no máximo de qualidades que podemos encontrar em um vinho: equilíbrio, complexidade e persistência. E não é demérito nenhum quando você tem menos memórias. Lembre que a degustação é para você – com base nos teus critérios e no que conhece.

E ela melhora com a experiência e repetição. Por isso, observe o crescimento que você já teve e não se compare!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.