O vinho ideal para o Natal!

Independente de como será o fim de ano, uma coisa é certa, você vai querer o vinho ideal para a ceia de Natal!

Esse será um ano de novas emoções, de poder abraçar quem esteve distante no dezembro passado. E, porque não, de incluir nossa bebida queridinha na noite de Natal?

Harmonização nessa época é um grande desafio, tanto pela variedade de ingredientes à mesa quanto pelos gostos pessoais. Mas não é impossível, por isso, seguem algumas dicas para os principais pratos de Natal.

Se quiser arrasar muito na combinação, se abra à deliciosa experiência dos brancos e rosés:

  • Com o tender – pernil de porco normalmente defumado, que é preparado e servido com frutas em calda, especiarias e cerejas – um vinho branco das uvas Riesling ou Gewurztraminer fará o par perfeito.
  • Se tiver peru, e possivelmente vai ter, observe qual vai ser o acompanhamento. A carne de ave é bastante suculenta e combina muito bem com um vinho rosé versátil.
  • Se o recheio do peru tiver ingredientes mais cítricos e de ervas, a uva Sauvignon Blanc é uma ótima escolha. Mas, se o preparo contar com algum molho mais cremoso de queijo, a uva Chardonnay será excelente.
  • Com as sobremesas à base de frutas, aproveite um bom espumante Moscatel nacional. Porém, se a escolha for mais doce, com chocolate branco e damascos, por exemplo, um vinho branco de colheita tardia ficará divino!

Embora seja costume de algumas pessoas tomar vinho tinto na ceia de Natal, é interessante se atentar ao cardápio, ao calor do Brasil e ao tempo de celebração. Em geral, opte pelos mais leves, como Beaujolais ou Pinot Noir. São mais fáceis de beber, mais refrescantes e não cansam o paladar.

Só não esqueça o principal: celebre, brinde e seja feliz!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.