Localizada em Alto Agrelo, em Luján de Cuyo, Penedo Borges Bodega Boutique produz vinhos mendocinos de alta gama, que nascem da viticultura artesanal e da tecnologia sustentável.
O projeto de capital argentino e brasileiro teve início no ano de 2005 para a construção de uma vinícola boutique, moderna e minimalista e passou recentemente por um rebranding que lhe trouxe mais classe e elegância.
Unindo a vasta trajetória de Euclides Penedo Borges e sua paixão pelo vinho, a bodega elegeu um dos terroirs mais elegantes e finos da Argentina, com vista para o Cordón del Plata, para a elaboração de vinhos pensados para consumidores modernos.
Ao longo dos anos e com a busca incessante da excelência e melhoria continua, a vinícola vem alcançando diversas certificações internacionais que evidenciam a qualidade dos vinhos e o compromisso com a sustentabilidade ambiental e o impacto social da comunidade que a rodeia.
Atualmente é a única bodega que atua com 80% de energia solar em Mendoza, com intenção de se tornar em breve 100% sustentável neste sentido, e conta com certificação de empresa B.
Os vinhos tem intensidade e equilíbrio e refletem as variedades Malbec, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Sauvignon Blanc, Petit Verdot e Cabernet Franc de maneira incrível no exclusivo terroir de vinhedos de 48 hectares da vinícola.
É um encanto. Pelo vinho, pela paisagem, pelas pessoas e, também, pela impecável harmonização dos vinhos com a culinária do chef Matias Castejon, que teve o carinho enorme de preparar um menu especial para me receber.
Fica a sugestão para incluir na programação quando for à Mendoza, na Argentina.
Por Ana Carla Wingert de Moraes